Policiais civis e militares realizam, nesta terça-feira (28), uma megaoperação nos complexos do Alemão e da Penha, localizados na Zona Norte do Rio de Janeiro. A Operação Contenção combate a expansão territorial do Comando Vermelho (CV) e prende lideranças criminosas no Rio e em outros estados.
Os agentes buscam cumprir 100 mandados de prisão contra integrantes do CV, sendo que 30 dos alvos são de outros estados. Além disso, dois suspeitos da Bahia foram mortos durante o confronto, e outros dois homens baleados estão sob custódia num hospital na Penha.
A polícia também apreendeu dois fuzis, uma pistola, três celulares e nove motos. Segundo a Secretaria de Estado de Polícia Civil, a operação é resultado de mais de um ano de investigações. A Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE), obteve mandados de prisão e de busca e apreensão junto à Justiça para fazer a ação.
Participam da ação cerca de 2.500 agentes das forças estaduais de segurança. A Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ) mobilizou equipes do Comando de Operações Especiais (COE) e outros batalhões.
Os complexos do Alemão e da Penha são considerados estratégicos na disputa territorial entre facções criminosas. O cumprimento dos mandados deve continuar ao longo do dia em diferentes pontos das duas regiões.










