O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, anunciou a criação de um “consórcio da paz” entre alguns estados brasileiros. O objetivo é fortalecer ações conjuntas no combate ao crime organizado.
O encontro desta quinta-feira (30) contou com a presença de governadores, incluindo Romeu Zema (MG) e Ronaldo Caiado GO). Durante a coletiva, Castro destacou a preocupação dos governadores com a segurança da população. A proposta do consórcio envolve a cooperação entre os estados para a troca de informações, estratégias e recursos na área de segurança.
O governador sugeriu que a sede do novo consórcio seja no Rio de Janeiro e afirmou que outros governadores podem participar. Além de Caiado e Zema, estiveram presentes os governadores Jorginho Mello (SC), Eduardo Riedel (MS), Tarcísio de Freitas (SP) e Celina Leão, vice-governadora do Distrito Federal.
Os governadores também comentaram sobre a recente operação policial no Rio, que resultou em mais de 130 mortes. Zema defendeu a operação, afirmando que deveria ser vista como a mais bem-sucedida, e criticou o governo federal por não apoiar a ação.










