O Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) deflagrou nesta terça-feira (9) a Operação Golden Head, contra uma milícia que atua em Belford Roxo e Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. Até o momento, quatro pessoas foram presas, entre elas um policial civil.
O homem apontado como líder da organização criminosa, Diego dos Santos Souza, conhecido como Cabeça de Ouro, tentou fugir pela varanda do apartamento onde estava, mas acabou capturado. Um vídeo registrado pelo repórter-cinematográfico Milton Oliveira mostra o momento em que o miliciano filma a equipe que realizava sua prisão, instantes antes de ser puxado para dentro do imóvel.
Ao todo, promotores do Gaeco/MPRJ saíram para cumprir 13 mandados de prisão, expedidos pela 1ª Vara Especializada em Organização Criminosa. Seis dos alvos já estavam presos. As diligências ocorreram na Barra da Tijuca, Jacarepaguá, Belford Roxo e Duque de Caxias, além de unidades prisionais.
Todos os investigados foram denunciados por constituição de milícia privada. Segundo o MPRJ, o grupo praticava extorsão contra comerciantes e mototaxistas, além de torturas e execuções. A milícia atuava nos bairros Wona, Lote XV e Vale das Mangueiras, em Belford Roxo, e no Pantanal, em Duque de Caxias.
Agentes de segurança entre os alvos
Entre os sete procurados, dois são apontados como informantes da quadrilha:
- Jaime Rubem Provençano, policial civil lotado na Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE) à época dos fatos, em 2024 — já preso.
- Gilmar Carneiro dos Santos, o Professor Gilmar, policial militar do 39º BPM (Belford Roxo) — ainda foragido até a última atualização.
De acordo com as investigações, ambos repassavam informações sobre operações policiais e davam suporte logístico às atividades do grupo paramilitar.
O MPRJ informou que as diligências seguem em andamento.










