O espírito natalino já tomou conta do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, que abriu oficialmente sua temporada de fim de ano com uma programação especial e repleta de atrações. Logo na entrada interna, o público é recebido por uma imponente árvore de Natal de cinco metros de altura.
A partir de 12 de dezembro, a fachada do Theatro recebe uma projeção mapeada desenvolvida pela empresa Deeplab, que combina patrimônio histórico e tecnologia imersiva para revisitar cenas clássicas do ballet “O Quebra-Nozes”. A Cinelândia se transforma, assim, em uma grande tela a céu aberto. As projeções serão exibidas nos dias 12, 13, 14, 16, 17, 18, 19, 20, 21, 23, 26, 27 e 28, sempre às 18h30, 18h50, 21h30 e 21h50 — com exceção dos domingos, quando acontecem às 19h30.
Também no dia 12, às 18h, uma Cantata de Natal com 15 cantores do Coro do Theatro e músicos da Orquestra Sinfônica será apresentada nas janelas da entrada principal, sob regência do maestro titular do Coro, Cyrano Sales.
Na área gradeada da Avenida Treze de Maio, o Boulevard será transformado em uma verdadeira Vila de Natal, com cenografia temática e atrações interativas. O espaço funcionará diariamente, até 28 de dezembro, com acesso gratuito para toda a população.
“Entendemos que o período de Natal é especial, e preparamos uma programação para que o público vivencie este momento com arte — no palco, mas também em cada área do Theatro, que é um patrimônio arquitetônico e histórico para todos nós”, ressalta Clara Paulino, presidente da Fundação Teatro Municipal.

A programação continua no dia 18 de dezembro, às 12h, quando o projeto Ópera do Meio-Dia ganha uma edição especial. Um quarteto natalino, acompanhado por pianista, apresentará gratuitamente clássicos do repertório festivo na escadaria interna.
As celebrações ultrapassam os limites do Municipal. No dia 14 de dezembro, às 20h, 30 cantores do Coro, acompanhados por músicos da Orquestra e novamente sob regência de Cyrano Sales, realizarão uma apresentação especial no Espaço Lagoon, ao lado da tradicional Árvore da Lagoa, levando o encanto natalino para o ar livre.










