A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas divulgou nesta terça-feira (16) a lista de produções pré-selecionadas para o Oscar 2026, e o cinema brasileiro segue representado. O longa “O Agente Secreto”, dirigido por Kleber Mendonça Filho, permanece na disputa por uma vaga entre os indicados a Melhor Filme Internacional e também aparece na nova categoria de Melhor Direção de Elenco.
Além do filme estrelado por Wagner Moura, o Brasil é semifinalista em outras categorias. “Apocalipse nos Trópicos”, de Petra Costa, continua na corrida por Melhor Documentário; “Amarela”, de André Hayato Saito, disputa Melhor Curta-Metragem; e o brasileiro Adolpho Veloso segue cotado na categoria Melhor Fotografia pelo trabalho em “Sonhos de Trem”.
Ambientado em 1977, durante a ditadura militar, “O Agente Secreto” acompanha Marcelo (Wagner Moura), um cientista responsável por um laboratório em uma universidade pública de Pernambuco que passa a ser perseguido após contrariar interesses ligados à indústria de energia. Forçado a se esconder diante das ameaças, o personagem vive uma trama de tensão política e pessoal. O filme foi o escolhido oficialmente para representar o Brasil na premiação.
Na categoria Melhor Filme Internacional, o longa brasileiro concorre com produções de países como Argentina, França, Alemanha, Japão, Coreia do Sul e Espanha. Já em Direção de Elenco, disputa espaço com títulos de grande projeção internacional, como “Wicked: Parte 2” e “Frankenstein”.
A lista final de indicados ao Oscar 2026 será anunciada nas próximas etapas da premiação.










