Um levantamento do Datafolha revelou que cerca de 4,9 milhões de pessoas residem em áreas controladas por organizações criminosas e milícias no Rio de Janeiro. A pesquisa também indicou que aproximadamente 4 milhões de moradores relataram ter visto pessoas armadas com fuzis em seus bairros nos últimos 12 meses.
Os dados foram coletados entre quarta-feira (29/10) e sexta-feira (31/10), após uma megaoperação realizada no Rio de Janeiro, que resultou na morte de 121 pessoas, incluindo 4 policiais. Durante essa operação, deflagrada na manhã da última terça-feira (28) contra o Comando Vermelho, o governo declarou que o objetivo era desarticular a estrutura da facção, que é a principal do tráfico no estado, além de apreender os fuzis em posse da organização criminosa.
A Polícia Civil do Rio informou que o Complexo da Penha e o Complexo do Alemão se tornaram um quartel-general nacional do CV. A pesquisa também revelou que 68% dos moradores de favelas mencionaram o crime organizado, em comparação a 38% entre aqueles que não residem nessas áreas. A margem de erro da pesquisa é de quatro pontos percentuais, com um nível de confiança de 95%.










