O Flamengo pode fechar a noite desta terça-feira (25) com a conquista do seu nono título do Campeonato Brasileiro. Segundo projeções do Departamento de Matemática da UFMG, o time comandado por Filipe Luís tem 86,5% de chances de levantar a taça.
Para ser campeão já na 36ª rodada, o cenário é direto: o Flamengo precisa vencer o Atlético-MG, na Arena MRV, e torcer por uma derrota do Palmeiras contra o Grêmio, em Porto Alegre. Assim, o Rubro-Negro chegaria a 77 pontos, tornando-se inalcançável pelo rival paulista, que ficaria nos 70.
Um segundo cenário também deixa o título praticamente encaminhado — ainda que não matematicamente definido. Caso o Flamengo vença e o Palmeiras apenas empate, a diferença subiria para seis pontos. Nesse caso, mesmo perdendo as duas rodadas finais, os cariocas só seriam alcançados se o Palmeiras vencesse ambos os jogos e tirasse uma diferença de 21 gols de saldo, algo extremamente improvável.
Se ambos vencerem seus compromissos nesta terça, o Flamengo poderá ser campeão antecipado na 37ª rodada, precisando apenas derrotar o Ceará no Maracanã.
Apesar da vantagem confortável, um tropeço do Flamengo combinado a uma vitória do Palmeiras pode reacender a disputa nas últimas rodadas.










