Um lobo-guará foi visto na Serrinha do Alambari, em Resende (RJ), em um registro que chamou atenção de moradores e autoridades ambientais. O flagrante ocorreu na quinta-feira (18), e as imagens foram divulgadas pela prefeitura de Resende na manhã desta sexta-feira.
Um vídeo gravado local mostrou o momento em que o animal atravessa a via e, em seguida, sobe um morro nas proximidades do local, um cenário característico da Área de Proteção Ambiental da Serrinha do Alambari, importante região de mata na encosta da Serra da Mantiqueira.
De acordo com o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), o lobo-guará é considerado o maior canídeo da América do Sul e está classificado como vulnerável à extinção no Brasil.
Ainda conforme o Inea, o nome científico da espécie é Chrysocyon brachyurus. Apesar de ser frequentemente associado a habitats de campos e savanas do Cerrado, registros recentes indicam uma presença crescente do lobo-guará em trechos da Região Sudeste, incluindo áreas cobertas predominantemente pela Mata Atlântica.










