A Polícia Civil do Rio de Janeiro instaurou um procedimento para apurar denúncias de aliciamento de jogadores do time de basquete do Vasco da Gama em um suposto esquema de manipulação de jogos para beneficiar apostadores. A informação foi divulgada pelo jornal Correio da Manhã e confirmada pelo g1.
O caso teve início a partir de um registro de estelionato feito no dia 8 de dezembro pelo presidente do Conselho Deliberativo do clube. Segundo o boletim, atletas da equipe estariam sendo abordados por um homem identificado como Paulo Henrique, que teria tentado cooptar jogadores para influenciar o resultado de partidas.
De acordo com depoimentos reproduzidos pelo Correio da Manhã, o técnico da equipe e um jogador relataram que Paulo Henrique teria oferecido R$ 6 mil para aliciar ao menos dois atletas, com o objetivo de facilitar uma derrota do Vasco para o Botafogo. A partida citada ocorreu em 22 de outubro e terminou com vitória do Botafogo por 85 a 76. Até o momento, não há confirmação de que algum jogador tenha aceitado a proposta.
A Polícia Civil informou ao g1 e à TV Globo que a 17ª DP (São Cristóvão) conduz as investigações e realiza diligências para esclarecer os fatos.
Em nota oficial, o Vasco da Gama confirmou o registro da denúncia e afirmou que está adotando todas as medidas necessárias para preservar a integridade do clube, de seus profissionais, da equipe de basquete e do esporte. O clube também repudiou o vazamento do boletim de ocorrência e destacou que colabora integralmente com as autoridades, colocando-se à disposição para os esclarecimentos necessários durante o andamento das investigações.










