Sete presos apontados como lideranças da facção Comando Vermelho, todos condenados por tráfico de drogas, foram transferidos nesta quarta-feira (12) da Penitenciária Laércio da Costa Peregrino (Bangu 1) para presídios federais de segurança máxima. A ação, determinada pela Vara de Execuções Penais (VEP) do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), envolveu transporte aéreo e forte esquema de escolta.
A operação foi conduzida pela Secretaria de Estado de Administração Penitenciária do Rio (Seap-RJ), com a participação dos grupamentos Serviço de Operações Especiais (SOE), Grupo de Intervenção Tática (GIT) e Divisão de Busca e Recaptura (Recap).
Os detentos deixaram a unidade Bangu 1, na zona oeste da capital, sob rigoroso esquema de segurança, até o Aeroporto Internacional do Galeão, onde embarcaram em aeronave da Polícia Federal com destino a presídios federais. Os destinos exatos não foram divulgados.
Segundo o governo estadual, todos os transferidos possuem condenações relacionadas ao tráfico de drogas e foram incluídos no sistema federal em cumprimento à Lei n.º 11.671/2008, que regula a transferência de presos de alta periculosidade.
A medida faz parte da Operação Contenção, desencadeada no dia 28 de outubro nos Complexos do Alemão e da Penha, que resultou em 121 mortes, quatro delas de policiais, e 113 prisões.
De acordo com o governo do estado, a transferência “reflete o compromisso com o fortalecimento das políticas de segurança pública e com a adoção de medidas concretas para interromper a atuação de organizações criminosas a partir do sistema prisional”, declarou o Cláudio Castro, governador do estado.
Fonte: O Dia










